Clarice Lispector, merece ser conhecida!

Meu amores! Vocês conhecem a Clarice Lispector? Não?! Oh meu Deus, acalme-se você já irá saber quem é essa tal "Clarice Lispector" de quem eu homenagearei nesse post! Basta clicar em Read More :)


Meus queridos e queridas, Clarice Lispector foi uma grande escritora e jornalista brasileira, nascida em Ucrânia, dia 10 de Dezembro de 1920 e naturalizada brasileira. Clarice era judaica e filha de Pinkouss e de Mania Lispectore, sempre que questionada de sua nacionalidade, Clarice afirmava não ter nenhuma ligação com a Ucrânia - "Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo" - e que sua verdadeira pátria era o Brasil.
Clarice começou a escrever logo que aprender a ler, na cidade de Recife, onde passou parte da infância no bairro de Boa Vista.Estudou no Ginásio Pernambucano de 1932 a 1934. Falava vários idiomas, entre eles o francês e o inglês. Cresceu ouvindo no âmbito domiciliar o idioma materno, o iídiche.
Sua mãe morreu em 21 de setembro de 1930 (Clarice tinha apenas 9 anos), após vários anos sofrendo com as consequências da Sífilis, supostamente contraída por conta de um estupro sofrido durante a Guerra Civil Russa, enquanto a família ainda estava na Ucrânia. Clarice sofreu com a morte da mãe, e muitos de seus textos refletem a culpa que a autora sentia e figuras de milagres que salvariam sua mãe.
Três anos depois, após uma cirurgia simples para a retirada de sua vesícula biliar, seu pai Pedro morre de complicações do procedimento. As filhas ficam arrasadas com as circunstâncias da morte tão inesperada, e como consequência Clarice se afasta da religião judaica.
Foi hospitalizada pouco tempo depois da publicação do romance A Hora da Estrela com câncer inoperável no ovário, diagnóstico desconhecido por ela. Faleceu no dia 9 de dezembro de 1977, um dia antes de seu 57° aniversário. Foi enterrada no Cemitério Israelita do Caju, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro. Até a manhã de seu falecimento, mesmo sob sedativos, Clarice ainda ditava frases para sua amiga Olga Borelli.
Para saber mais de sua vida veja aqui.
Bem, terminarei esse post com frases de Clarice Lispector encontrada no Pensador Uol

Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever

Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.(Perto do Coração Selvagem)

 E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano.

Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas.

Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.
(A Hora da Estrela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário